AIDA – Excelente conceito para inserir um produto novo no mercado

Aida - excelente conceito para inserir um produto novo no mercado

E. St. Elmo Lewis, foi o criador do AIDA – excelente conceito para inserir um produto novo no mercado. Modelo que busca esclarecer o funcionamento do comportamento humano em relação à aquisição de um produto ou serviço oferecido, indo desde o momento que uma marca ou produto atrai a atenção do consumidor até a compra.  Esse acrônimo é usado em marketing e publicidade, em uma hierarquia linear, que deve ser seguida passo a passo.

A – Atenção
Hoje o mundo é bombardeado de propagandas, então como se destacar com seu novo produto?  O anunciante precisa ser rápido, direto, claro e estratégico em sua disposição de informações. É necessário captar a atenção das pessoas, usando a criatividade com textos e imagens, às vezes saindo de um padrão normal e apresentando uma propaganda inovadora.

I – Interesse
Despertar o interesse é o objetivo após captar a atenção, sendo ela uma das etapas mais desafiadoras. O consumidor deve sentir a necessidade de obter tal produto ou serviço, e continuar vendo o anuncio com interesse, formando uma atenção continuada.

D – Desejo
O anunciante precisa despertar no comprador o desejo de aquisição ou solução para seu problema, gerando certa ansiedade. Consequentemente essa ansiedade fará o comprador desejar não perder essa oportunidade.

A – Ação
É a aquisição do produto ou serviço oferecido. Isso acontece após atrair a atenção do consumidor, levantar o interesse em saber mais, despertar o desejo de aquisição e por fim concluir o negócio, chegando ao objeto final.

É importante frisar que Lewis criou sua teoria visando o comportamento do vendedor, sendo um guia de como ele poderia efetuar a sua venda, e não como o consumidor reagiria.

Porém dois novos conceitos ao longo do tempo foram inseridos no método AIDA.

Nos anos decorrentes de Lewis teorias baseadas no AIDA foram criadas para explicar o método, mas todas como objetivo final de venda do produto ou serviço.
Já as teorias mais recentes de marketing apontam que a venda não é o objetivo final, mas sim a satisfação do consumidor, assim fazendo com que ele volte a adquirir o produto ou serviço oferecido.

Novas versões do método AIDA foram criadas, e acrescentar o C e S ao acrônimo tem sido a mais conhecida.  Satisfação e Convicção. Sempre visando um excelente conceito para inserir um produto novo no mercado.

C – Convicção
O consumidor precisa ser convencido da utilidade e qualidade do produto em venda. Seja através de fatos concretos, estáticas, imagens ou pesquisas, tudo que colabore para a aceitação diante do consumidor.

S – Satisfação
Efetuar a venda não é sinônimo de ter um cliente fiel. A qualidade do serviço e do produto é fundamental, para que desenvolva um sentimento de satisfação no consumidor, o que o tornará um cliente fidelidade.

Esses dois novos conceitos vêm para aperfeiçoar o desempenho do AIDA, assim atendendo as demandas de um mercado inovador. Frisando que não há nada de errado com o AIDA em si.

O AIDA é um excelente conceito  para inserir um produto novo no mercado.

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