3 Erros que você não deve cometer em uma negociação

3 itens que voce nao deve cometer em uma negociacao

Negociar não é jogar para um ganhar e o outro perder, e sim buscar interesses mútuos que beneficiem ambos os lados. Muitas pessoas não conhecem a arte de negociar, e levadas por fatores como ambição, pressa e falta de preparo, conduzem uma péssima negociação.

Há fatores importantes que precisam ler levados em conta, para não cair em erros básicos de negociação. Pensando nisso, listamos os 3 erros que você não pode cometer em uma negociação:

1. A PRESSA é inimiga da perfeição

Muitas pessoas não são sensíveis ao tempo, e querem adiantar as negociações com a gana de fechar o acordo. Isso é devido à mentalidade de ganhar e fechar logo um negócio com êxito. É sempre preciso ouvir mais do que falar, analisar as propostas para depois começar a negociar. Nunca chegue dando as concessões de imediato antes do tempo, pois você não conhece a contraproposta e isso passa insegurança. É preciso que o cliente veja em você segurança e preparo que são sinônimos de uma maturidade empresarial, caso contrário, você cairá em descrédito.

2. A INSEGURANÇA não é a melhor aliada

Passar credibilidade é imprescindível em uma negociação, e por isso, em hipótese nenhuma você pode chegar despreparado para uma reunião. Não pode haver a possibilidade de você não conhecer o seu produto, seu concorrente e seu cliente. Faça seu homework e domine o assunto, caso surgir uma pauta que foge do seu alcance, não invente, mas diga que analisará o assunto para trazer uma resposta posteriormente. Isso mostra sua segurança em resolver problemas. Ninguém quer investir no incerto, todos buscam soluções tangíveis.

3. Não me venha com JARGÕES

Para você eu consigo um prazo melhor! Agora que somos amigos, eu consigo um desconto! Se você fechar contrato conosco podemos garantir a melhor quantidade possível!
Evite usar esses jargões, pois mostra a instabilidade e inconstância de sua empresa, e o quanto você joga diferente com seus potenciais clientes. É preciso sim mostrar opções, dar alternativas e até mesmo discutir valores e prazos, mas sem esses jargões de favoritismo.

Mesmo evitando tudo isso, talvez você ainda encontre objeções, mas elas são boas e amadurece o relacionamento que esta sendo desenvolvido. Antes uma objeção, ao invés de silêncio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>